DICAS DE LEITURA - CURIOSIDADES LIVRO HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL
Prezados leitores,
Me aventurei na leitura da série Harry Potter pela segunda vez - no momento li apenas o primeiro livro - com a intensão de destacar alguns detalhes interessantes na história que eu, e talvez vocês tenham deixado passar despercebidos. Li com o auxílio tanto do livro (versão da foto) quanto do kindle (aparelho leitor-digital Amazon), para que os destaques pudessem ser feitos da melhor maneira possível. Segue abaixo uma listinha de 10 trechos com informações ou detalhes interessantes:
1. Sirius é mencionado por Hagrid no primeiro capítulo do livro:
"- Hagrid! - Exclamou Dumbledore, parecendo aliviado. - Finalmente. E onde foi que arranjou a moto?
- Pedi emprestada, Prof. Dumbledore. - Respondeu o gigante, desmontando cuidadosamente da moto ao falar. - O Jovem Sirius me emprestou. Trouxe ele, professor." pág. 16.
2. Um dos "doces de trouxas" que Dumbledore gosta muito, é o sorvete de limão:
"- Parece que não há dúvida. Temos muito o que agradecer. Aceita um sorvete de limão?
- Um o quê?
- Um sorvere de limão. É uma especie de doce dos trouxas de que sempre gostei muito," pág 13.
3. O pomo de ouro no livro não é completamente de ouro. Suas asas são de prata:
"- ... era de ouro polido e tinha asinhas de prata que se agitavam." pág. 125.
4. Curiosidades sobre o quadribol:
"... Harry aprendera que havia setecentas maneiras de cometer faltas em quadribol e que todas haviam ocorrido durante a Copa Mundial de 1473; que os apanhadores eram em geral os jogadores menores e mais velozes e que a maioria dos acidentes graves no quadribol parecia acontecer com eles; que embora as pessoas raramente morressem jogando quadribol, havia juízes que tinham desaparecido e reaparecido meses depois no deserto do Saara." pág. 133.
5. Apesar de ser muito parecido com futebol e ter sido diversas vezes no livro comparado a essa modalidade esportiva trouxa, no quadribol muitas regras são bem diferentes.
"-Fora com ele juíza! Cartão Vermelho!
- Isto não é futebol, Dino - Lembrou Rony - Você não pode expulsar jogador de campo no quadribol, e o que é um cartão vermelho?..."
6. O feitiço de fogo que Hermione usa para tirar a atenção de Snape não permanece na capa do professor, ela o pega de volta em um vidro:
"... Um grito súbito confirmou que Hermione conseguira o seu intento. Recolhendo o fogo num frasquinho que trazia no bolso ela retrocedeu depressa pela mesma fileira - Snape nunca saberia o que acontecera..." pág. 140.
7. No espelho de Ojesed, o Harry não vê apenas os pais, mas também seus avós e outros familiares.
"... Eles apenas olharam para ele, sorrindo, e lentamente Harry olhou para os rostos das outras pessoas no espelho e viu outros pares de olhos verdes iguais aos seus, outros narizes como o seu, até mesmo um velhote que parecia ter os mesmos joelhos ossudos que ele - Harry estava olhando para a sua família pela primeira vez na vida..." pág. 152
8. Ao contrário do filme, não é Hermione que encontra as primeiras informações sobre Flamel, e sim Harry Potter que acaba revendo e relendo a figurinha dos sapos de chocolate.
"-Encontrei! - Murmurou. - Encontrei Flamel! Eu disse a vocês que tinha lido o nome dele em algum lugar. Li-o no trem a caminho daqui. Escutem só isso: O prof. Dumbledore é particularmente famoso por ter derrotado Grindelwald, o bruxo das Trevas, em 1945, e ter descoberto os doze usos do sangue de dragão, e por desenvolver um trabalho de alquimia em parceria com Nicolau Flamel."
9. O dragão que Hagrid ganhou, foi entregue a Carlinhos Weasley de forma clandestina pelo trio, que temeu que Hagrid fosse duramente punido, já que as leis da magia não permitiam que pudessem criar um dragão como animal doméstico:
"Caro Rony, Como vai? Obrigado pela carta - terei prazer em cuidar do dragão norueguês, mas não será fácil mandá-lo para mim. Acho que o melhor será mandá-lo por alguns amigos que estão vindo me visitar na próxima semana. O problema é que é que eles não podem ser vistos carregando um dragão ilegal. Você poderia levar o dragão para a torre mais alta à meia-noite de sábado? Eles podem se encontrar com você lá e levá-lo enquanto ainda está escuro. Mande-me uma resposta o mais breve possível..." pág. 172.
10. O Harry fez a pergunta mais importante que desvendaria vários mistérios ainda no primeiro livro. Mas Dumbledore decidiu que não era hora de responder quanto a profecia.
"-Bom... Voldemort disse que só matou minha mãe porque ela tentou impedi-lo de me matar. Mas por quê, afinal, ele queria me matar?" pág. 215.
O que acharam desses detalhes? Algum passou despercebido por vocês?
Comenta aqui!!!
Abraços da Professora Lufana.
Comentários
Postar um comentário