FURTO DE APARELHO CELULAR - DICA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMA

Olá! Quanto tempo que não escrevo por aqui? Hoje resolvi que faria uma postagem sobre algo que está tirando toda a minha nesses últimos tempos: sofri um furto de aparelho celular recentemente. Maaaassss tive a sorte da polícia militar de Brasília agir muito rápido após meu boletim de ocorrência online, e encontrar os suspeitos e o meu aparelho. Basicamente umas duas horas após o ocorrido, eu estava recebendo a ligação dos agentes, para comparecer a delegacia e recolher o meu aparelho.

Então a saga que está me deixando maluca é o DESBLOQUEIO DO IMEI DO MEU APARELHO. Gente, realmente após o boletim de ocorrência, um tempinho depois, caso você tenha informado o IMEI do seu aparelho, o seu aparelho terá as funcionalidade 4G/5G BLOQUEADAS. Ou seja: não será possível fazer ligações, receber SMS. Apenas os usos em WIFI, sendo que, por exemplo, o whatsapp caso não esteja devidamente instalado no seu celular, irá precisar de SMS para a confirmação, sendo assim, vc não conseuirá usar, assim como outros vários aplicativos.

CASO NÃO QUEIRA SABER DA HISTÓRIA E QUISER SABER LOGO A DICA, VÁ PARA O FINAL DO POST.

Após pegar o meu aparelho, ele estava funcionando normalmente, por volta das 20hrs da noite ficou no modo "só chamadas de emergência". Mas achei que talvez fosse normal, pois moro em um lugar que realmente a rede ás vezes não é boa. Porém pela manhã do outro dia continuava sem rede, e eu incomunicável comecei a raciocinar até chegar a conclusão de que provavelmente meu aparelho estava bloqueado.

Após ir na claro verificar se eles fariam o desbloqueio, eles me disseram que como foi um pedido da delegacia, que a própria delegacia deveria solicitar esse desbloqueio. Fui na delegacia e eles protamente fizeram essa solicitação para mim, e me informaram que poderia levar até 5 dias para a operadora fazer o desbloqueio.

O furto aconteceu numa quarta feira, quinta feira fiz a solicitação na delegacia para o desbloqueio do IMEI do aparelho. E na sexta feira fiz a primeira ligação na claro para perguntar quanto a como estava o procedimento de desbloqueio do meu aparelho, e eles falaram que estava tudo certo, que já haviam recebido a solicitação da delegacia, que eu precisava comparecer a loja para efetuar esse desbloqueio. Dei uma olhadinha no site que é possível pesquisar os IMEIs bloqueados para conferir se realmente a responsabilidade era da operadora.

Fui para a loja toda animada e feliz, pois iria resolver o meu problema, para chegar lá a receber o primeiro balde de água fria: informaram para mim que a loja não poderia fazer esse desbloqueio, que eu deveria pedir o desbloqueio para a Anatel. Desesperada mas conseguindo usar o wi fi da loja, dei meus pulos para conseguir pedir ao meu esposo que ligasse na Anatel para pedir informações (mas eu já sabia a resposta, diante das várias reclamações que li no google relativo a este assunto). Meu esposo me informou que a Anatel não faz desbloquios, e sim a operadora. No desespero, olhei o Imei do meu aparelho no site de busca de situação de imei, e estava como responsável a operadora claro. Voltei na loja e falei com outra atendente que foi beeeem mais simpatica e paciente comigo, disse que faria um protocolo com pedido de urgência do desbloqueio do meu aparelho.

Resolvi aguardar alguns dias com o aparelho sem rede mesmo, e na terça feira seguinte voltei na claro e na delegacia, para encontrar as mesmas respostas, e ainda piores: de que eu tinha que esperar 15 dias corridos. Mas agora de posse do número da solicitação feita pela polícia, resolvi tentar em outra central claro daqui de Brasília, e lá um vendedor depois de me mostrar as telas do que aparece resolveu me dar uma dica valiosíssima e que teria solucionado meus problemas na semana anterior se alguém tivesse me dado ela: "Se eu fosse você, ligava na delegacia eletrônica para verificar, pois no meu sistema aparece aqui DPELETRÔNICA, e eu tive outra cliente com um problema muito parecido com o seu, e que resolveu até no mesmo dia ligando lá.

Já sem esperança, pedi um help para minha amiga (no sentido de me emprestar o aparelho celular dela) e liguei no 197 opção 2. O Agente Daniel que me atendeu foi super empático e disse que talvez o desbloqueio do meu aparelho fosse feito naquele mesmo dia. E realmente foi. Porém não percebi pois o meu aparelho atualmente tem chip digital, que se perde quando formatado (e os bandidos conseguiram fazer isso quando estavam de posse do meu aparelho), mas consegui um chip para verificar se a rede havia retornado. E... PROBLEMA RESOLVIDO!!! 


A DICA PARA VOCÊ QUE ESTÁ NA MESMA SITUAÇÃO QUE EU É LIGUE NA DELEGACIA ELETRÔNICA DA REGIÃO DE VOCÊS. AQUI EM BRASÍLIA É O 197 OPÇÃO 2. ESTEJA DE POSSE DA SUA OCORRÊNCIA, E SE POSSÍVEL DO NÚMERO DO DOCUMENTO INTERNO QUE A DELEGACIA QUE APREENDEU SEU APARELHO ENVIOU, POIS PODE AJUDAR NO SENTIDO DE ENCONTRAREM MAIS RÁPIDO A SUA SOLICITAÇÃO E EFETUAREM RAPIDAMENTE O DESBLOQUEIO. NO MEU CASO, POSSIVELMENTE O DOCUMENTO FOI ENVIADO PARA O LOCAL ERRADO, E POR ISSO NÃO CHEGOU RÁPIDO AO SETOR QUE RESOLVERIA DE PRONTO A MINHA SITUAÇÃO.


Espero que com esse relato eu consiga ajudar alguém a não ficar tanto tempo desesperado para resolver algo que deveria ser (e é) tão simples.


Abraços da Lufana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS DE PORTUGUÊS - RESPEITOSAMENTE E ATENCIOSAMENTE

DICA DE LEITURA - QUANTOS LIVROS PRECISAMOS LER POR ANO

DICA DE PORTUGUÊS - MIM, ME OU EU